Instalar novos hábitos

Não é fácil instalar um novo hábito.

É preciso paciência e persistência.

Quantos de nós não tentaram já começar a levantar-se mais cedo, praticar exercício físico ou começar a ler mais por exemplo. E até começaram bem mas ao fim de três ou quatro dias já desistiram?

Começar é fácil, difícil é manter.

Existem hábitos que demoram em média 21 dias como também já deve ter ouvido falar, no entanto não funciona assim nem para todos os hábitos nem para todas as pessoas.

Alguns demoram bastante mais, depende sempre do hábito que quer implementar e da importância e diferença que esse hábito vai fazer na sua vida.

Novos hábitos

É muito importante que tenha presente a razão pela qual querer implementar esse hábito e o que vai mudar a partir desse momento.

Um hábito é uma ação e se não tem claro qual é a ação concreta diária que vai fazer será um grande desafio manter a consistência.

Por exemplo, imagine que quer beber mais água. Precisa de definir a quantidade de água que vai beber e ter forma de medir se está a conseguir. Pode por exemplo encher 2 garrafas de 1,5l de manhã e ter sempre uma ao pé de si para medir e controlar como está a correr ao longo do dia.

O cérebro do ser humano detesta confusão e precisa de saber concretamente o que é para fazer e em que precisa de estar concentrado.

Dicas concretas para ajudar na implementação de novos hábitos

1- Defina claramente qual o hábito que quer implementar

Não tente mudar vários de uma vez porque vai precisar de foco e disciplina e a sua força de vontade tem limites.

Existem hábitos que chamamos de angulares que, depois de implementados, promovem mudanças em outras áreas que não têm necessariamente ligação com o hábito como é o caso de caminhar. A tendência é para começar a dormir mais cedo e melhor e consequentemente também cuidar melhor de si e da sua alimentação.

Para muitas pessoas, o mero fato de praticarem exercício físico diariamente também promove mudanças na qualidade da sua concentração no seu trabalho, nos seus relacionamentos e em outras áreas da vida.

Por é que isso acontece? Porque o exercício físico é um hábito angular, que promove mudanças para além da área que ele atua. Podemos dizer que os hábitos angulares provocam um efeito dominó.

2- Identifique o gatilho, a rotina e a recompensa

Todos os hábitos, bons ou maus têm na sua base um gatilho, a rotina (que é o hábito em si) e uma recompensa. E um dos truques numa fase inicial é facilitar o gatilho e a recompensa de uma forma que lhe faça sentido, no final de cumprir a rotina que definiu.

Imagine que quer levantar-se e fazer exercício físico. Pode deixar os ténis ao pé da cama ou dormir já com a roupa de treino vestida como gatilhos para facilitar. E pode recompensar-se no final com um pequeno almoço diferente por exemplo.

Precisa de descobrir o que funciona consigo para que o consiga implementar o mais rápido e facilmente possível.

3- Comece com um hábito fácil e vá aumentando aos poucos

Pegando no exemplo que falamos do exercício físico, o mais difícil é calçar os ténis e sair de casa.

Se negociar consigo que vais ser apenas durante 10 minutos, torna-se mais fácil iniciar o processo. Ou pode definir que inicialmente vai fazer apenas 3 vezes por semana e definir dias e horas para tal.

Perceba o que pode ser a sua forma de lidar e implementar essa nova rotina e teste o que funciona consigo.

4- Aprenda a lidar com os seus sabotadores

Todos nós temos sabotadores internos que nos impedem muitas vezes de concretizar o que queremos na nossa vida e na instalação de um hábito acontece muitas vezes eles virem ao de cima. É por isso importante que se conheça e saiba o que o pode bloquear para poder ter consciência e lidar com isso.

Estes sabotadores podem ser variados, desde comentários de alguém próximo que não o ajudam, redes sociais, o snooze do despertador, o hábito que já tem de deixar para amanhã, o Netflix entre outros.

Cada um de nós melhor que ninguém sabe o que nos sabota e nos coloca num estado emocional em que desiste daquilo que definiu que ia fazer.

5- Aceite que pode haver dias que não lhe apetece

É importante que se respeite e se aceite com falhas e quedas pelo caminho.

E aqui relembro a importância de ter presente porque quer implementar esse hábito na tua vida.

O seu PORQUÊ. É ele que lhe vai dar força para recomeçar.

Recomece as vezes que forem necessárias.

Até entrar no seu sistema e fazer parte da sua identidade. 🙌

Published by

Desconhecida's avatar

Olga Louro

Sou Life Coach e tenho como missão trazer-te confiança, clareza e coragem para mudares a tua vida

Deixe um comentário