Como ter mais coragem na sua vida?

O medo é um sentimento protetor, um estado de alerta fisiológico que nunca vamos deixar de sentir. É uma descarga neurológica para a preservação da espécie humana.

Alerta-nos para o perigo. É graças a ele que nos afastamos por exemplo de um animal selvagem e evitamos ser comidos por ele.

Coragem

Este medo protetor é positivo na nossa vida, mas quando está em desequilíbrio, pode tornar-se num bloqueio que não nos permite avançar.

Principalmente quando falamos de medos emocionais. E os maiores medos do ser humano são mesmo emocionais:

Medo de não ser suficientemente bom

Medo de não ser amado

Consegue entender como é que estes dois medos o podem paralisar?

Se não me sinto suficientemente bom, não vou sequer tentar fazer porque se não acredito que vou conseguir, então para quê tentar?

Se tenho medo de não ser amado, vou fazer tudo a minha volta para conseguir sentir o amor e reconhecimento das pessoas que amo e deixo de ter coragem para ser eu próprio, assumir o que gosto, o que não gosto, dar a minha opinião e fazer a minha vida alinhado com quem quero ser…

É aqui que entra a Coragem.

A palavra coragem tem origem no latim coraticum, e é composta pela palavra cor, que significa “coração”, e pela palavra atrium, que significa “ação”. A palavra coragem significa então, “ação pelo coração” já que nesta altura se acreditava que era deste órgão que a coragem surgia.

Muitas vezes, apenas damos conta da nossa coragem quando não temos outra solução a não ser avançar apesar de todos os medos.

Para mim, coragem não é ausência do medo, mas a capacidade de avançar apesar do medo. Acreditar que vou conseguir lidar com tudo o que aconteça e avançar.

E se coragem é agir com o coração, como podemos olhar para este medo com mais amor e compaixão pelo que se passa dentro de cada um de nós?

Para conseguirmos aceitar e honrar a nossa história e os nossos medos e não deixarmos que nos paralisem?

Se o medo e a coragem andam de mãos dadas e o medo faz parte da mudança que nos leva para algo novo, de que forma podemos fazer do medo um aliado em vez de um adversário para usar como alavanca para avançar?

Se deixar a armadura e perceber que a sua vulnerabilidade se pode tornar numa força, se aceitar que não precisa de se mostrar forte em todos os momentos… então talvez possa usar essa energia nos momentos decisivos em que mais precisa dela…

Dicas práticas para trazer mais coragem

Crie momentos de conexão consigo mesmo

Se coragem é agir com o coração como já falamos, preste atenção ao que sente.

Ser fiel a si mesmo e aos seus sentimentos leva-o a caminhar para onde quer ir e assumir isso já é um grande sinal de coragem.

Dedique uns momentos do seu dia a estar sozinho, em silêncio para conseguir ouvir o que lhe diz o seu coração.

Desafie-se a experimentar algo novo

A melhor forma de ensinar o seu corpo, a sua mente e o seu coração a ter mais coragem e lidar com algo novo é fazer algo novo. Alguma coisa que nunca tenha experimentado e que tenha vontade de fazer.

Pode ser alguma coisa pequena, que treine o seu cérebro a lidar com a novidade e a viver o momento presente. Pode ser até escovar os dentes com a outra mão, experimentar cozinhar algo diferente ou dormir com a cabeça para os pés da cama. 😊

Faça uma lista de pelo menos 50 coisas que gostava de fazer e defina uma data para fazer uma delas

Escreva num papel o que gostava realmente de fazer, mas ainda não teve coragem.

Só o facto de assumir que tem medo, mas que realmente gostava de fazer o que escreveu, traz compaixão, aceitação e amor consigo próprio. E, para se desafiar coloque uma data para fazer uma delas.

Espero que tenha sido uma ajuda para ter mais coragem na tua vida e estou deste lado se sentir que o posso ajudar a avançar, aceitar quem é e enfrentar os seus medos 🙌

Published by

Desconhecida's avatar

Olga Louro

Sou Life Coach e tenho como missão trazer-te confiança, clareza e coragem para mudares a tua vida

Deixe um comentário