Terapia de Casal

Estar num relacionamento amoroso com outra pessoa não é um mar de rosas como por vezes queremos acreditar.

São dois seres humanos, na sua complexidade emocional a tentar fazer funcionar uma relação.

Terapia de Casal

Existem desafios diários e momentos em que procurar ajuda pode ser o último recurso para salvar a relação e, até mesmo, evitar um divórcio.

Com a necessidade de resolver questões que atrapalham a vida a dois, é preciso tentar compreender o outro nas suas particularidades e aprender a conviver com as diferenças em harmonia, mesmo que isso seja algo tão difícil quanto necessário.

Muitas vezes, a rotina e os problemas em família (filhos, finanças, trabalho…), somados à falta de compreensão e de respeito pela individualidade de cada um, fazem com que se perca a capacidade de diálogo.

É a pensar na desconstrução e melhoria das capacidades de consciência do que é estar num relacionamento com outro ser humano, com qualidades, defeitos, referências de vida e visões diferentes que foi contruído este processo de terapia de casal da forma como o facilito.

O amor segundo Robert Sternberg, é composto de 3 qualidades principais que se conjugam em qualquer relacionamento amoroso:

Intimidade

É a parte emocional da relação. Refere-se à sensação de conexão entre duas pessoas que fazem parte de uma historia de amor. Tem base na confiança, na amizade, no carinho, compreensão, apoio, cumplicidade e reciprocidade.

Paixão

É a componente motivacional da relação e a energia da relação. Tem a ver com as emoções, instinto sexual, erotismo, sexualidade e desejo ou necessidade de estar com a outra pessoa e também de ter relações íntimas com ela.

Compromisso

É a componente cognitiva e tem a ver com a escolha e decisão de continuar no relacionamento apesar dos altos e baixos.

A forma de cada relacionamento será diferente consoante a combinação entre estes 3 componentes.

Por exemplo: um relacionamento que ainda está numa fase inicial, a paixão predomina sobre a intimidade e o compromisso.

Teoria Triangular do Amor – Robert Sternberg

Esta teoria tem como propósito explicar o fenómeno complexo que é o amor e os relacionamentos amorosos e perceber que para que um casal alcance um amor ideal é necessário ter consciência e trabalhar os 3 elementos.

Conhecer estes 3 elementos pode ajudar o casal a perceber em qual dos aspetos precisa de melhorar no seu relacionamento. E segundo o autor da teoria, sem a expressão das três componentes, até o amor mais autêntico pode morrer.

A terapia de casal pode ser feita de forma preventiva, quando pequenos impasses começam a surgir, quando percebem que chegaram a um impasse e já não conseguem comunicar ou quando as duas pessoas desejam conhecer-se melhor a si e ao outro e contruir as bases para uma relação saudável.